Curso de Graduação em
Dança

Disciplinas

DAN100 História da Dança I 4(4-0) I. 
História. Dança na pré-história. Dança nas civilizações pré-cristãs ocidentais e orientais. Dança na Idade Média. Dança no Renascimento. Inovadores e precursores da Dança Moderna. Dança Pós-Moderna e Contemporânea. Investigação histórica.

DAN101 História da Dança II 3(3-0) II. Pré-Requisito: DAN100. 
Introdução à História da Dança no Brasil. Primórdios. Ballet no Brasil. Dança Moderna no Brasil. Introdução da Dança nas Universidades Brasileiras. Dança Contemporânea, Investigação Histórica.

DAN103 Filosofia e Arte 3(3-0) I.
Concepções filosóficas sobre a Arte: Poética e Estética. Relação entre arte e natureza. Relação entre arte e saber. Finalidades da Arte. Ética. Arte e sociedade. Corpo e sociedade. Visitas técnicas a Petrópolis, Ouro Preto e, ou, Museu Inhotim, em Brumadinho. Pesquisa de campo.

DAN110 Música e Movimento I 4(1-3) I. 
Experiências com parâmetros do som e do movimento: duração, altura, timbre e intensidade. Fundamentos de notação musical. Apreciação musical e contextualização histórica da música européia. Apreciação musical de obras eruditas para a dança. Estética da música.

DAN113 Dança e Educação Somática I  4(1-3) I e II
Aspectos Diversificados da Corporeidade. Abordagens e Fundamentos de Propostas de Educação Somática. Educação Somática e Dança. Exploração de Propostas de Improvisação. Análise de Vídeos, Seminários, e Laboratórios. Mostra do Trabalho de Improvisação.

 DAN115 Estudos Básicos da Técnica do Balé Clássico 3(1-2) I. 
Origem e Introdução ao Balé Clássico. Fundamentos da Dança. Bases técnicas para ensino do  1° ano do Balé Clássico. Condicionamento físico. Noções de centramento e com vistas à corporeidade do bailarino. Investigação científica. Ensino de elaboração de planos de aula.

DAN116 Balé Clássico I 4(1-3) II. Pré-Requisito: DAN115. 
Estudo teórico da metodologia do ensino do balé clássico para o nível elementar do 2º ano. Sessões de vídeo. Ensino da elaboração de planos de aula de acordo com os níveis já estudados. Investigação Científica.

DAN117 Dança Contemporânea I 4(1-3) II.
Noções sobre corporeidade. Noções básicas sobre anatomia. Noções básicas de Cinesiologia. Análise e discussões técnica, estética e Dança Contemporânea.

DAN118 Dança Contemporânea II 4(1-3) I. Pré-Requisito: DAN117. 
Estudos teóricos e apreciação de vídeo sobre técnica, estética e dança contemporânea. Pesquisa e exercício do movimento autoral associado ao estudo de técnicas corporais. Estudos e reflexões sobre o ensino da dança contemporânea.

DAN119 Arte do Movimento I 4(1-3) I. 
Sistema de Laban de Movimentos: forma e espaço. Dança Educativa Moderna: Oito Temas Avançados de Movimento.

DAN120 Desenvolvimento Humano e Dança 2(1-1) II. 
Música, dança e poesia. Prática de ensino em música e movimento. A importância da arte no desenvolvimento humano. A dança e a realidade brasileira.

DAN161 Folclore e Danças Brasileiras I 4(2-2) I. 
Pesquisa e prática das manifestações populares, folclóricas e espetaculares. Introdução à Etnocenologia. Iniciação e investigação ao estudo da mecânica e aprendizado gestual e corporal das manifestações folclóricas.

DAN162 Folclore e Danças Brasileiras II 4(2-2) II. Pré-Requisito: DAN 161
Pesquisa e prática das manifestações populares. Etnocenologia. Espetacularidades do Norte e Nordeste. Excursão pedagógica-investigativa.

DAN164 Danças de Caráter e Históricas 3(1-2) I. Pré-Requisito: DAN215 e DAN118. 
Estudo através de observação de vídeos das obras clássicas que se perpetuam através dos tempos.

DAN170 Atuação Teatral 4(1-3) I. 
O teatro e seus principais elementos. Aspectos de uma peça teatral. Gêneros teatrais. Estudos do teatro no Ocidente.

DAN172 Desenho Teatral I 4(1-3) II. 
Conhecimento teórico do maquinário em geral. Estudos teóricos dos elementos cenográficos. Estudo da iluminação teatral. Excursões Pedagógicas/Investigativas.

DAN177 Tendências e Modismos na Dança 3(1-2) I. Pré-Requisitos: DAN119 e DAN113. 
Fatores influentes no dinamismo das danças sociais. Danças sociais e suas funções: do período de 1900 a 1960. Tendências e modismos 1960-2002.

DAN178 Técnicas Circenses 3(1-2) I. 
Estudo teórico de técnicas circenses. Estudo de atividades gímnicas e de acrobacia aliada à Dança e sua influência nas companhias contemporâneas de Dança.

DAN181 Composição Solística I 4(1-3) I e II.
Introdução à composição solística. Estudos e explorações de propostas de processos criativos em composição solística. Laboratórios de criação visando a elaboração e produção de trabalhos em solo. Análise de vídeos de solos e seminários. Mostra e análise do trabalho solístico em progresso. Mostra do trabalho solístico final.

DAN184 Composição Coreográfica I 4(1-3) II.  Pré-Requisito: DAN 181
Introdução à composição coreográfica. Exploração de estratégias e propostas de Composição. Análises de obras coreógráficas. Laboratórios de criação. Elaboração, Mostra e Análise do trabalho em progresso.  Mostra do trabalho final.

DAN192 Produção Artística e Administrativa 4(2-2) II. 
Estudo teórico da produção artística e direção de espetáculos cênicos: equipe, logística e direção. Estudo teórico da produção administrativa voltada para a direção de espetáculos cênicos. Produtor artístico/administrativo. Estudo da produção artística e administrativa em instituições educacionais e culturais.

DAN194 Dança e Longevidade 4(2-2) I e II. Pré-Requisito: DAN219. 
Aspectos psicossomáticos do amadurecimento. A dança na instituição asilar. Expressão corporal. Dança de Salão. Danças tradicionais. Investigação científica.

DAN210 Música e Movimento II 4(1-3) II. Pré-Requisito: DAN110. 
Apreciação musical e contextualização histórica: compreensão da evolução da música brasileira segundo seus estilos e autores. Percepção rítmica. Música, dança e poesia.

DAN212 Dança de Salão I 4(1-3) II. 
Perspectivas histórica e sociais das Danças de Salão. Objetivos. Regras de condução. Estratégias de ensino. Elaboraçao de planos de aula nos ritmos: bolero, forró, valsa, samba e tango.

DAN213 Dança e Educação Somática II 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN113.  
Fatores que afetam a percepção da corporeidade na contemporaneidade. Técnicas de relaxamento. Técnicas orientais. Técnicas ocidentais.

DAN215 Balé Clássico II 4(1-3) I. Pré-Requisito: DAN116. 
Estudo teórico-prático da metodologia do ensino do Balé Clássico para o nível intermediário 3° Ano. Prática de ensino do Balé Clássico.

DAN217 Dança Contemporânea III 4(1-3) II. Pré-Requisito: DAN118
Estudos teóricos de dança contemporânea visando o entendimento de questões e proposições relacionadas a dança corpo e estética, reflexões sobre aprimoramento das habilidades corporais, composição autoral. Pesquisa sobre a dança contemporânea no Brasil e no exterior, sobre a atuação de grupos profissionais e amadores no Brasil e no exterior. Estudo e elaboração de propostas de ensino de dança contemporânea para os níveis básicos: objetivos, conteúdo e o processo de avaliação. Introdução a prática pedagógica investigativa de ensino de dança contemporânea para nível  intermediário: objetivos, conteúdo e o processo de avaliação.

DAN218 Dança Contemporânea IV 4(1-3) I. Pré-Requisito: DAN217. 
Estudo e reflexões sobre pesquisa de movimento associados a proposições de técnicas da dança contemporânea para e na produção de obras de arte/dança. Avaliação, estudo de caso de proposições de técnicas de dança contemporânea para seu ensino associados aos resultados estéticos de discursos coreográficos. Apreciação e análise de obras de dança de contemporânea produzidas no Brasil e no exterior. Análise e debate sobre propostas de ensino de Dança Contemporânea e efeitos na produção de arte/coreografia. Reflexões sobre a dança como produto do mercado de entretenimento e de trabalho.

DAN219 Arte do Movimento II 4(2-2) II. Pré-Requisito: DAN119. 
Sistema de Laban de Movimentos: forma e espaço. Dança Educativa Moderna: Oito Temas Avançados de Movimento.

DAN230 Didática no Ensino da Dança 3(3-0) I. Pré-Requisito: EDU155. 
Didática e a prática docente. Didática no ensino de dança. O papel e a importância da dança na formação do indivíduo. Motivação e criatividade. Tipos de avaliação. Características essenciais do plano de aula.

DAN232 Dança e a Escola 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN219 e DAN120. 
A importância da dança na educação escolar. Criança = criar + dança. Fazer e dançar. Corpomente e o meio ambiente. Danciplinas: dançar as outras disciplinas. A poesia do movimento  na escola.

DAN233 Dança e Educação Especial I 4(2-2) I.  Pré-Requisito: DAN 230
Aspectos biopsicossociais das pessoas com necessidades especiais. A Dança e a Educação Especial. A dança como fator de integração das pessoas com necessidades especiais (PNE).

DAN240 Pesquisa em Dança II 3(3-0) II. Pré-Requisito: EDU 250. 
Reflexão, discussão e aplicação de métodos científicos/artísticos no processo de pesquisa. Pesquisa qualitativa em dança. Conhecimento em pesquisa artística/científica em dança. Discussão sobre a observação sistemática e assistemática no processo de pesquisa. Características da pesquisa descritiva, experimental, histórica e coreográfica. Etnocenologia. Etnometodologia. Produção documental. Antropologia do imaginário. Reflexão sobre estudos que possibilitem a sistematização e elaboração de um anteprojeto.

DAN261 Folclore e Danças Brasileiras III 4(2-2) I.  Pré-Requisito: DAN 162
Pesquisa das manifestações populares e espetacularidades da região Centro-Oeste e Sul. Estudo aprofundado das questões de etnocenologia. Pesquisas e investigações do estudo da mecânica e análise do movimento gestual brasileiro na perspectiva do Sistema Laban de Movimento (LMA). Estudo das manifestações brasileiras que envolvem os contextos dessas regiões. Montagem cênica coreográfica para- folclórica. Excursão pedagógica  – investigativa. Prática de Ensino em Danças Brasileiras.

DAN272 Desenho Teatral II 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN172. 
Conhecimento teórico das máscaras e objetos cênicos. Estudos teóricos dos figurinos e cenários teatrais. Estudo da Cenografia teatral. Excursões Pedagógicas/Investigativas.

DAN274 Repertório Clássico e Contemporâneo 4(2-2) I e II. Pré-Requisito: DAN215 e  DAN217. 
Danças do período romântico e clássico. Sessões de vídeo das obras dos períodos estudados. Estilos e tendências coreográficas contemporâneas.

DAN280 Composição Coreográfica II 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN184 
Dança como uma experiência criativa. Percepção estética. A forma coreográfica e a coreologia. Apresentando e avaliando a experiência da dança. Pesquisa e entrevista sobre produção artística. Discussões sobre produção artística.

DAN283 Composição Solística II 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN181. 
Discussões em classe sobre experimentação e criação artística. Pesquisa e entrevistas sobre produção artística. Discussões sobre produção administrativa.

DAN295 Imagem e Vídeo 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN172. 
Estudo da tecnologia da fotografia e do vídeo. Estudo da utilização da imagem como instrumento de pesquisa. Pesquisa histórica da imagem da dança através dos tempos.

DAN312 Dança de Salão II 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN212. 
Aprofundamento do aprendizado dos ritmos nacionais. Danças palacianas: origem e contextualização histórica. Aprofundamento do aprendizado dos ritmos internacionais.

DAN313 Dança Jazz 3(1-2) I e II. Pré-Requisitos: DAN215 e DAN218. 
História do Jazz: música e dança. Pioneiros e expoentes estrangeiros e brasileiros. Estudo teórico e prático da nomenclatura e técnica do Jazz.

DAN315 Balé Clássico III 4(1-3) I e II. Pré-Requisito: DAN215. 
Estudo teórico e prático da metodologia do ensino do Balé Clássico para o nível do 4° ano. Aplicação de aulas elaboradas de acordo com os níveis estudados.

DAN316 Balé Clássico IV 3(1-2) I. Pré-Requisito: DAN315. 
Estudo teórico e prático da metodologia do ensino do Balé Clássico do nível intermediário do 5º e 6º ano. Utilização das sapatilhas de ponta.

DAN317 Balé Clássico V 3(1-2) I e II. Pré-Requisito: DAN315. 
Estudo teórico e prático da metodologia do ensino do Balé Clássico do nível avançado de 7º e 8º anos. Utilização das sapatilhas de ponta. Elaboração de planos de aula de acordo com os níveis estudados.

DAN333 Dança e Educação Especial III 4(2-2) I e II. Pré-Requisitos: DAN233 
Aspectos psicossomáticos da deficiência física. Distrofia muscular. Lesão medular. Tetraplegia/Triplegia/Diplegia/Paraplegia/Emiplegia. Aspectos didáticos do ensino da dança para deficientes físicos. Corporeidade e deficiência. Expressão corporal. Aspectos coreológicos. Inclusão escolar do deficiente físico.

DAN334 Dança e Educação Especial II 3(1-2) I e II. Pré-Requisitos: DAN233
Aspectos psicossomáticos da deficiência sensorial.  Deficiência visual (D.V.). Deficiência auditiva (D.A.). Aspectos didáticos do  ensino da dança e a D.V. e D.A. Corporeidade e deficiência. Expressão corporal. Aspectos coreológicos.

DAN398 Atividades Complementares 0(0-15) I e II. 
As atividades correspondem à vivência pelo discente de atividades de caráter científico, cultural e acadêmico como seminários, exposições, participação em eventos científicos, estudos de casos, visitas, ações de caráter científico, técnico, cultural, artístico e comunitário, produções coletivas, relatórios de pesquisa dentre outras.

DAN418 Dança Contemporânea V 4(1-3) I e II. Pré-Requisito: DAN218. 
Estudos sobre a Dança Contemporânea, corporeidade e tendências contemporâneas e aprimoramento das habilidades artísticos corporais. Pesquisa sobre dança e multimídia, movimentos e tendências atuais. Seminários e debates sobre dança e relações inter e transdisciplinares. Produção e análise videodança ou registro de processos ou aulas para o exercício crítico e acompanhamento dos processos de aprendizagem e criação dos alunos.

DAN419 Dança Contemporânea VI 3(1-2) I. Pré-Requisito: DAN418. 
Estudos e discussões sobre a técnica, estética, dança contemporânea e multimídia. Seminários teórico-práticos com abordagens inter e transdisciplinares sobre dança contemporânea, novas linguagens, corpo e multimídia.

DAN437 Prática Pedagógica no Segmento de Ensino Médio 4(1-3) I.
Orientação e preparação teórico-prática para a observação da prática pedagógica. Elaboração das atividades pedagógicas de Dança em instituições educacionais de Ensino Médio. Elaboração de um projeto na perspectiva transdisciplinar. Avaliação e síntese do processo de intervenção pedagógica.

DAN441 TCC 4(1-3)   I e II – Pré-requisito: DAN 240
Orientação para a escrita do projeto de monografia ou artigo. Coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Orientação para a realização do TCI (Trabalho de Conclusão Integrado).. Organização da documentação necessária.

DAN443 TCC 4(1-3)  II –  Pré-requisito: DAN 441
Orientação para escrita da monografia ou artigo, ou para realização do TCI (Trabalho de Conclusão Integrado).. Organização da documentação necessária..

DAN498 -  Estágio Supervisionado do Bacharelado – Pré-requisito: ter cursado 1.500 horas
Experiência profissional em instituição pública ou privada: planejamento de aulas de atuação.

ARQ300 – Oficina de Maquete 4(4-0) I
Introdução e estudo dos materiais utilizados. Maquetes de relevo topográfico. Maquetes estilizadas. Maquetes detalhadas.

BAN210 –  Anatomia Humana 4(2-2) I e II Pré-requisito: BIO 111 e BIO112 ou BIO 120
Introdução ao estudo de anatomia. Sistema esquelético. Articulações. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistemas circulatório e linfático. Sistema respiratório. Sistema digestivo. Sistema urinário. Sistema genital. Sistema endócrino. Sistema tegumentar.

BAN236 Fisiologia do Movimento 4(2-2) I Pré-Requisito: BAN 210
Importância da fisiologia para a dança. Percepção dos estímulos externos e autopercepção. Integração neural e opções de resposta. Dinâmica do tecido ósseo. Fisiologia do sistema articular. Fisiologia dos efetores de movimento. Adaptações do sistema cardiorrespiratório ao movimento.

BIO120 Citologia e Histologia 4(2-2)
Introdução às células e vírus. Cito esqueleto. Estrutura das membranas e transporte. Mitocôndria. Compartimentos intracelulares e transporte. Estrutura do núcleo interfásico. Divisão celular. Tecidos epiteliais. Tecido conjuntivo propriamente dito. Tecidos conjuntivos especializados em sustentação. Sangue. Tecido nervoso. Tecido muscular.

EDU 250 – Metodologia Científica 4(4-0) II
Concepção de ciência: pesquisa em educação. Processo de trabalho científico.

COM 261 – Fotografia 4(2-2) I
A fotografia como elementos de linguagem e técnica na operação da câmara fotográfica. Seus acessórios nas atividades de laboratório. Revelação, ampliação, cópia e edição com ritmo linear e não linear, ícone e índice, objeto e integração dos sistemas intersemióticos.

COM270 Cibercultura 4(2-2) I
Cultura de massa e cibercultura: rupturas e continuidades. Os impactos sociais e culturais das novas mídias. As características fundamentais. Cibercultura e jornalismo.

ECD307 Tópicos Especiais em Estudo da Família 6(6-0)I e II – Pré-requisito: Ter cursado 1.200 horas de disciplinas obrigatórias
Desenvolvimento de um projeto com orientação e acompanhamento do professor, sendo a seleção dos temas de acordo com o interesse do estudante com objetivo de aprofundar em tópicos na área de família e categorias derivadas, devendo constar de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo e/ou laboratório.

ECD362 O Vestuário no Contexto Socioeconômico e Cultural  2(2-0) I
Importância do estudo do vestuário e seu mercado de trabalho; conceitos principais na área de vestuário. Aspectos sociais, culturais e econômicos do vestuário. Imagem corporal nos diversos contextos culturais. História do vestuário. Princípios básicos de estilismo. Vestuário e uniformização para grupos específicos.

ECD372 Tópicos Especiais em Vestuário 6(6-0) I e II – Pré-requisito: ter cursado 1.200 horas de disciplinas obrigatórias
Desenvolvimento de projetos com orientação do professor, sendo a seleção dos trabalhos de acordo com o interesse do estudante, podendo constar de pesquisas bibliográficas e trabalhos de campo e/ou laboratório não contemplados.

EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem 4(4-0) I e II
A relação da psicologia com a educação. Introdução ao estudo dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Enfoque comportamentalista e seus desdobramentos na prática educacional. Enfoque psicanalítico e seus desdobramentos na prática educacional. Enfoque gestaltista e seus desdobramentos na prática educacional. Enfoque humanista e seus desdobramentos na prática educacional. Enfoque psicogenético e seus desdobramentos na prática educacional. Enfoque histórico-cultural e seus desdobramentos na prática educacional.

EDU123 Filosofia 4(4-0) I e II
A produção do homem. A produção, evolução e aquisição do conhecimento. O problema filosófico. A lógica. Filosofia e universidade.

EDU144 Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Fundamentos filosóficos, históricos e sócio-políticos. O sistema escolar brasileiro. Fundamentos legais. O ensino fundamental e médio na Lei 9394/96.

EDU155 Didática 4(4-0) I e II – pré-requisito: EDU 117
A didática na formação do professor. Diferentes concepções de ensino no Brasil. A sala de aula como espaço interdisciplinar. A construção do conhecimento em sala de aula. Planejamento de ensino.

EDU 250 – Metodologia Científica 4(4-0) II
Concepção de ciência. Pesquisa em educação. Processo de trabalho científico.

EDU496 Educação na Terceira Idade 4(4-0) II
A reconstrução da memória do idoso: o ressignificado de seu papel na sociedade. A educação na terceira idade: especificidades e perspectivas. A educação como processo de ensino e superação da marginalidade social do idoso.

EFI110 Socorros de Urgência 2(2-0) I
Introdução aos primeiros socorros (PS). Equipamentos para atendimento de emergência. Prevenção do trauma. Classificação das lesões. Classificação das lesões. Respostas dos tecidos à lesão. Medidas gerais de atendimento. Triagem, transporte. PS em situações específicas. Morte súbita. Lesões específicas em esportes e atividades físicas.

EFI200 Organização e Estrutura Esportiva 4(4-0) I
Organização. Fatores que afetam a organização e o desenvolvimento de uma competição. Organização de cerimonial de abertura e encerramento de competições. Estudo dos processos eliminatórios, não eliminatórios e combinados. Organização de competição de desportos coletivos e individuais. Política nacional de educação física e desportos – legislação. Organização de eventos esportivos -projetos. Sistema esportivo internacional. Relações entre entidades esportivas. Entidades internacionais de apoio e controle do esporte.

EFI204 Marketing na Educação Física 3(3-0) I e II
Definição de marketing. Marketing no esporte. Marketing e a comunicação. Publicidade. Merchandising. Patrocínio. Promoção. Eventos. Projetos de marketing. As firmas de promoção de eventos.

EFI215 Cinesiologia 4(4-0) I e II – Pré-requisito: BAN 210
Definição e histórico. Conceitos anatômicos. Sistema ósseo. Sistema muscular. Análise cinesiológica do movimento. Introdução à biomecânica. Conceitos mecânicos básicos. Princípios de biomecânica.

EFI 305 – Administração em Educação Física / Esportes 3(3-0) II
Introdução à administração. Funções administrativas. Empreendedorismo em Educação Física. Montagem de academias. Estudo da ética na Educação Física.

EFI321 Fundamentos Pedagógicos das Atividades Circenses 2(1-1) II
Introdução e histórico das atividades circenses. Introdução à técnica das atividades circenses. O circo e a escola. O circo e sua função social. Visita técnica ou palestra.

EIN 333 – O Lúdico na Educação Infantil 4(2-2) EIN232 ou (EDU117 e EFI115 ou EDU155)
Conceituação de brinquedo, brincadeira, jogo e atividade lúdica. A evolução histórica da concepção de jogo e de criança. O brincar e suas teorias. Jogo, desenvolvimento e aprendizagem. O lúdico e a criança portadora de necessidades educativas especiais.

EIN 381 Instrumentação para a Prática Lúdica 4(2-2) I pré-requisito: EIN 333
O lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Brinquedo e brincadeiras – ação cultural. Seleção e confecção de brinquedos e jogos. O jogo e a criança com necessidades educativas especiais.

EIN 382 Instrumentação para a Prática Lúdica II 4(2-2) II – Pré-Requisito: EIN 333
A literatura infantil e a educação infantil. A narrativa para crianças. A criança e a leitura de imagens. A poesia para crianças. O teatro de bonecos para crianças.

ERU190 Antropologia e Arte
Apresentação do programa. A especificidade da antropologia no âmbito das ciências sociais. Os conceitos de cultura e diversidade cultural. Arte e cultura. Antropologia da dança. Estudo de casos.

INF103 Introdução à Informática
Noções básicas sobre microcomputadores. Elementos de sistemas operacionais, programação e redes de computadores. Ambiente de trabalho com interface gráfica. Editores de texto. Planilhas eletrônicas.

LET 215 Inglês I 4(4-0) I
Técnicas de leitura e compreensão de textos científicos: o uso do dicionário e formação de palavras. O estudo das funções do discurso. O uso de sinais de referências.

LET 216 Inglês II 4(4-0) II – Pré-Requisito: LET 215
Técnicas de leitura e compreensão de textos científicos: técnicas de anotação. O uso de conectivos de estruturas. O uso de conectivos de parágrafos.

LET225 Leitura e Compreensão de Textos em Francês I (4(4-0) I
Estratégias de leitura. Gêneros discursivos. As diversas competências exigidas para a compreensão de textos. A coerência e a coesão textuais.

LET 226 – Leitura e Compreensão de Textos em Francês II 4(4-0) II – Pré-requisito: LET 120 ou LET 225
A habilidade de leitura e suas diversas competências. Fundamentos linguísticos e discursivos do texto. Fundamentos lógico-sistemáticos do texto. Persuasão e argumentação.

LET 290 LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais 3(1-2) I e II
O sujeito surdo. Noções lingüísticas de LIBRAS. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação dos surdos. Teoria da tradução e interpretação.

NUT 493 – Tópicos Especiais em Políticas de Saúde e Cidadania 4(4-0) I
Atuação multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar: o exercício das competências e o desafio da troca de saberes. Paradigmas de saúde e determinantes sociais da saúde. Modelos de Sistemas de Saúde e formulação de políticas sociais: escolhas ético-políticas das sociedades. Trajetória histórica das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde: aspectos sociais e legais. Democracia participativa, cidadania e construção de políticas públicas.

SEC400 Discurso Empresarial 4(4-0) II
A comunicação na empresa. Os atores na comunicação empresarial. As estratégias discursivas como instrumentos de negociação. Análise de textos empresariais.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress